Sensor de Qualidade de ar de Interior (IAQ)

Os sensores de qualidade do ar interno da Unipi apresentam a capacidade de medir até seis parâmetros, ampla conectividade, incluindo tecnologias sem fio, fácil instalação e design compacto.

 

Security policy (edit with Customer reassurance module)

 

Delivery policy (edit with Customer reassurance module)

 

Return policy (edit with Customer reassurance module)

Os sensores de qualidade do ar interno da Unipi oferecem a capacidade de medir até seis parâmetros, ampla conectividade, incluindo tecnologias sem fio, fácil instalação e design compacto.

Você sabe o que respira?

A Síndrome do Edifício Doente recentemente se tornou um tópico frequentemente discutido. Este termo abrange problemas de saúde causados ​​pela qualidade insuficiente do ar em ambientes internos de edifícios de escritórios ou escolas. Esses problemas incluem dores de cabeça, problemas respiratórios, reações alérgicas ou problemas para manter o foco.

A qualidade do ar interno é reduzida por vários fatores de risco, notadamente uma alta concentração de dióxido de carbono, presença de compostos orgânicos voláteis (VOC), umidade do ar alta / baixa ou superaquecimento / superaquecimento. Também pode estar presente a condensação da janela, resultando em mofo. Essas questões têm sua origem principalmente em deficiências técnicas do referido edifício, como ar condicionado insuficiente, controle de aquecimento inadequado ou isolamento térmico que restringe a micro ventilação.

Sensores Unipi como solução

O primeiro passo para resolver esses problemas é a capacidade de monitorar a qualidade do ar interno a longo prazo para obter dados relevantes como base para as modificações necessárias (instalação de ar condicionado aprimorado, melhorias no controle de aquecimento, instalação de janelas mais adequadas etc.). Os sensores de qualidade do ar interno da Unipi foram projetados exatamente para essa tarefa, combinando design compacto, instalação fácil, capacidade de medir até seis parâmetros e ampla conectividade, incluindo tecnologias sem fio.

Quais são as principais vantagens dos sensores de qualidade do ar interno da Unipi?

  1. medição de até seis parâmetros (temperatura, umidade, concentração de CO2, concentração de COV, pressão barométrica e intensidade da luz ambiente),
  2. tamanho compacto, fácil instalação na parede,
  3. conexão, inicialização e configuração simples via Wi-Fi,
  4. ampla conectividade (RS485, Wi-Fi, LoRaWAN),
  5. suporte a vários protocolos de comunicação (Modbus TCP, Modbus RTU, MQTT, REST),
  6. interface web para visualização de dados medidos e configuração do dispositivo,
  7. os dados são transmitidos para sistemas de monitoramento e regulação,
  8. um LED multicolorido para indicação da qualidade do ar e status do dispositivo.

O sensor é montado em uma caixa compacta de design feita de plástico ABS (proteção IP20). A caixa é destinada à instalação na parede e foi projetada para fornecer acesso fácil à placa de circuito do sensor. O sensor possui um bloco de terminais para conexão da fonte de alimentação e do barramento serial RS485, também disponível um conector de fonte de alimentação MicroUSB. O sensor pode ser alimentado de duas maneiras - você pode utilizar a fonte de alimentação 24V@0.5A ou usar um cabo de fonte de alimentação MicroUSB com o conector MicroUSB alongado. Ambos os tipos podem ser adquiridos na nossa loja virtual.

O sensor também é equipado com um LED multicolorido. Para modelos com sensor de CO2, o LED indica concentração de dióxido de carbono (verde = baixa concentração, vermelho = alta concentração). Para variantes sem a funcionalidade de CO2, o LED indica um índice de qualidade do ar aproximadamente equivalente à concentração de CO2. Em todos os modelos, o LED tem uma função secundária de indicar a comunicação sem fio e o status do dispositivo.

EXEMPLO DO PAINEL LED DE INDICADORES

Interface de utilizador

Os sensores são fornecidos com a interface do utilizador da web para exibir valores medidos e gerenciamento de dispositivos, incluindo a opção de atualizações remotas de firmware. Um recurso particularmente útil é a opção de armazenar todos os valores medidos até 7 dias. Os valores podem ser exibidos diretamente na interface ou exportados como um arquivo Excel (CSV).

INTERFACES DE COMUNICAÇÃO

A interface de comunicação principal dos sensores de qualidade para ambientes internos é uma conexão Wi-Fi sem fio. Para a configuração inicial, o dispositivo atua como um ponto de acesso Wi-Fi. Para uso regular, o sensor muda para o modo cliente Wi-Fi. A interface Wi-Fi suporta comunicação via Modbus TCP, MQTT (incluindo suporte a conexão codificada) e API REST.

A segunda interface é o barramento serial padrão RS485 para comunicação via Modbus RTU. O sensor funciona como um escravo Modbus, linha serial e parâmetros TCP podem ser configurados conforme necessário.

Os modelos selecionados também apresentam a tecnologia de comunicação sem fio bidirecional LoRaWAN. Você pode usar redes existentes de provedores de conectividade LoRaWAN ou criar redes privadas. Isso pode cobrir grandes áreas (edifícios de vários andares, fábricas, shopping centers etc.) devido ao longo alcance do sinal do LoRaWAN de vários quilômetros.

Nota: Para usar o LoRaWAN, é necessário registrar o sensor no operador público ou no banco de dados de um gateway LoRaWAN privado. A tecnologia Unipi atualmente não oferece gateways LoRaWAN.

Opções de software

Os sensores de qualidade do ar interno são suportados pelo sistema Mervis - a solução oficial de software para os controladores lógicos programáveis ​​da Unipi. Os sensores funcionam como dispositivos Modbus e, para sua conexão com o ambiente de desenvolvimento Mervis IDE, você só precisa adicionar um canal de comunicação correspondente e detectar o sensor nele. Mais informações sobre a Mervis estão disponíveis neste link.

Além da Mervis, os sensores podem ser conectados a outras soluções de software (por exemplo, software de terceiros, como Node-RED ou suas soluções personalizadas), usando qualquer um dos protocolos de comunicação disponíveis (veja acima).

MODELOS DISPONIVEIS

 Modelo Temp. Humidade CO2 VOC Bar. pressão Luz Ambiente LoRaWAN Wi-Fi
host/AP
RS485
Modbus RTU 
RW-TH

×

×

RWL-TH

×

RW-THC

×

RWL-THC

Onde podem ser  utilizados os  sensores de qualidade do ar de interior?

Graças às suas características, os sensores de qualidade do ar interno da Unipi são aplicáveis em uma ampla gama de usos. Além do monitoramento da qualidade do ar em residências, centros comerciais ou edifícios escolares, os sensores também podem ser úteis em projetos de monitoramento e regulação. Aqui, você pode usar valores medidos para controle e regulação do ar condicionado, aquecimento, unidades de recuperação de calor e outros dispositivos similares.

606.9.99999